sábado, 25 de janeiro de 2025

REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DE ALGUMAS PERSPECTIVAS DE CORA CORALINA

 Cora Coralina (1889-1985) foi uma poetisa e contista da literatura brasileira, que usava linguagem simples em seus escritos (Diana, 2025). A autora, na verdade, tinha seu nome de batismo, mas era conhecido mais como Cora Coralina - seu nome real era Ana Lis dos Guimarães Peixoto Bretas-, em que suas produções possuíam elementos do cotidiano, típico do movimento modernista na literatura, no entanto, foi apenas com 75 anos de idade que ela teve seu trabalho literário em livro (Mundo Educação, 2025). 

 Observando brevemente as citações acima, concluímos que a autora não desistiu de escrever seus escritos, mesmo tendo poucos estudos e não tendo suas obras publicadas em impresso antes dos 75 anos, o que nos leva a perceber a importância da resiliência, da perseverança nos estudos. Tais características contribuem, e muito, para o sucesso de aprendizagem, pois este processo evolui à medida que vamos formando nossa capacidade cognitiva de intrução. Júnior et.al (2023) comprova isso, ao dizer que a resiliência é um fator que determina a aprendizagem tanto em jovens como em adultos, pois ela permite que o indivíduo supere os desafios ou adversidades/empecilhos no processo de aprendizagem, em que ele se adapta a novas situações, sejam elas complexas ou não. 

Voltando para a reflexão à educação, a partir de algumas perspectivas sobre Coralina, cabe destacar uma frase muito famosa, que nos leva a refletir que a educação não está no âmbito apenas de ensinar, mas também de aprender aquilo que se ensina. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" (SINDIFARS, 2023). Dessa frase, podemos retirar várias reflexões, mas destaco algumas mais relevantes, entre as quais:

a) a educação  é um processo dialógico: educando e educador aprendem simultaneamente;

b) quem ensina também aprende o que é repassado ao outro;

c) a aprendizagem de ambos atores no processo de aprendizagem, discente e docente, revelam que a educação não possui dono único do conhecimento, até porque ele é, deve e pode ser compartilhado com outras pessoas

d) quem sabe o conhecimento que é repassado ao aluno compreende a grandeza da sabedoria;

e) aquele que aprende o que seu docente ensina possui resiliência e também é feliz em receber o conhecimento que o outro aprendeu e está partilhando.

Para terminar, sugiro a seguinte análise pessoal, crítica e reflexiva por meio de perguntas retóricas: 

Estou aprendendo algo? Estou ensinando o que aprendo? Fico feliz em ajudar o outro na busca do conhecimento?  O conhecimento é algo que deve ser guardado somente para si? Que oportunidades crio para que o outro possa aprender o que eu aprendi? 

Cora Coralina



FONTES 

https://www.todamateria.com.br/cora-coralina/, acesso em 25 de janeiro de 2025. 

https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/cora-coralina.htm, acesso em 25 de janeiro de 2025. 

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. A RESILIÊNCIA COMO FATOR DETERMINANTE NO SUCESSO DO APRENDIZADO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, p. e00101-e00101, 2023. Disponível em https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/rechso/article/view/101#:~:text=A%20resili%C3%AAncia%20%C3%A9%20um%20fator,a%20situa%C3%A7%C3%B5es%20novas%20e%20complexas.. Acesso em 25 de janeiro de 2025.

https://sindifars.com.br/2023/10/15/feliz-aquele-que-transfere-o-que-sabe-e-aprende-o-que-ensina-cora-coralina/#:~:text=Servi%C3%A7os-,%E2%80%9CFeliz%20aquele%20que%20transfere%20o%20que%20sabe%20e,o%20que%20ensina.%E2%80%9D%20Cora%20Coralina&text=A(O)s%20professora(,para%20o%20futuro%20da%20Na%C3%A7%C3%A3o., acesso em 25 de janeiro de 2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

DIREITOS DOS AUTISTAS E DE SEUS ACOMPANHANTES

       O autismo é muito falado hoje em dia. Cordões com girassol, quebra-cabeça, palavra autista, palavra autismo; são usados por portadore...