segunda-feira, 28 de julho de 2025

ERAM OUTROS TEMPOS

       Lembra quando a gente se conheceu? Você queria só amizade e eu desde o primeiro dia deixando claro que queria namorar. 
       E até pra sua mãe eu disse: "é com a sua filha que eu quero me casar". Quase matei a velha do coração. Ver a prisioneira dela sendo sequestrada por mim. Que fase! 
       Sim, a prisioneira dela. Você não podia namorar, não podia sonhar, não podia amar. Mas depois de mim você pôde tudo. 
       Você lembra dos nossos corações numa batida rápida? Quanta emoção, quanta paixão! Mão-boba a todo vapor e em tudo que era canto. No carro de aplicativo, na biblioteca pública... em todo canto. Eram outros tempos. 
       Seis pra sete anos depois a gente casados, com uma filha, a nossa família! Quase não sobra tempo para conversar, pra namorar. A gente quase não brinca mais. Mão-boba não se existe mais. Agora dialogamos sobre problemas (D.R), contas e etc. Eram outros tempos! Agora é isso. 

segunda-feira, 14 de julho de 2025

DIREITOS DOS AUTISTAS E DE SEUS ACOMPANHANTES

       O autismo é muito falado hoje em dia. Cordões com girassol, quebra-cabeça, palavra autista, palavra autismo; são usados por portadores do TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA). Além disso, há a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). 
       Demorou e muito, mas atualmente pessoas com esse transtorno têm por LEI direitos a atendimento prioritário em casas lotéricas e demais bancos, hospitais, postos de saúde e outros pontos de atendimentos como farmácias e supermercados. 
       A LEI que garante isso é a lei de número 14.626/2023 que ALTERA a lei número 10.048/2000. Colocando assim, nós autistas (porque eu também sou) como prioritários juntos as pessoas com deficiência, gestantes, idosos, lactantes, pessoas com criança de colo, e obesos. 
       Sabendo, portanto, desta lei: 14.626/2023 venho lutando sempre por meus direitos e vi a necessidade de escrever este texto para alertar até mesmo quem trabalha nesses pontos mencionados anteriormente: postos de saúde, hospitais, supermercados etc. 
       Mas não paro aqui porque essa MESMA LEI (14.626/2023) PERMITE QUE QUEM ESTIVER COMO ACOMPANHANTE UM AUTISTA PRESENTE ALI NA HORA TÊM OS MESMOS DIREITOS (prioridade) QUE O AUTISTA TEM. 
       Por fim, já fui barrado algumas vezes e sem direito ao preferencial porque os funcionários do local não entendiam da lei. Houve o dia que acompanhei minha mãe numa consulta dela e não deram prioridade a ela alegando que SE A CONSULTA FOSSE MINHA TERIA, MAS SENDO EU"APENAS" ACOMPANHANTE ELA NÃO TERIA (assim como não teve) O DIREITO. 
       Conto com vocês para divulgar essa lei e direito ao máximo que puder. E acompanhe o meu blog na Internet para ler muito mais de André L Dornelas. Escrevo sobre diversos assuntos. O endereço eletrônico é: redacoesandreldornelas.blogspot.com e lá você clica no título do texto que desejar ler. Espero por você lá. E em meu canal no YouTube: André L Dornelas

       Vídeo que fala da Lei para acompanhante: DIREITO DOS ACOMPANHANTES DE AUTISTA

sexta-feira, 11 de julho de 2025

ALERTA PARA QUEM FAZ O "GRAU"

       É considerado crime no caso de acidentes. O infrator pode perder o direito de pilotar. Além é claro, de pagar multas e ou até ser preso. 
       Ainda em 2025 não existem locais preparados somente para a exibição de tais atos. Estou me referindo esse tempo todo ao tal fato de "dar grau" com a motocicleta (ou bicicleta). 
       Muito comum nas cidades quando se pega uma rua em linha reta os jovens impinarem suas motos e andar com uma só roda. Eles acham ser muito bonito e assim na intenção de impressionar as moças que estão passando. 
       O grande problema é que este ato coloca em risco a vida de muitos. Crianças ou idosos e por que não, jovens e adultos? Todos correm risco de serem atropelados. E assim, ser uma vítima fatal. 
       Mais que ser preso ou arcar com a multa é matar uma pessoa que ainda tem planos de vida. E tudo isso por uma "brincadeira" totalmente evitável e sem necessidade. Algo que sinceramente não acrescenta nada de bom na corrida do motoqueiro. 
       Enfim, moto ou bicicleta há de se andar com respeito e pouca velocidade. No trânsito a vida vem em primeiro lugar. Respeite a faixa de pedestres e os semáforos e ande com segurança. 
       Pra fechar quero deixar um alerta para quem solta pipa (papagaio). Pelo amor de Deus, não usem cerol na linha. Isso pode tirar a vida de um motoqueiro ou ciclista. Também de pedestres. Cada um de nós há de fazer sua parte. Nada de grau e nem cerol! 

segunda-feira, 7 de julho de 2025

O OUTRO LADO

       A dor do arrependimento para quem erra e sabe que errou. Com que cara olhar para os pais após cometer tamanha barbaridade? Como confessar ao padre o pecado tão grave? E ter em mente ser o pior ser humano. 
       Não é que eu queira me defender, mas eu não queria ser assim. Já suspeitei sofrer ataques espirituais. Mas por quê? Quais foram as brechas que eu abri? Estou pagando pelos erros dos outros? 
       Eu não encontrei respostas. Já me disseram ter depressão e tudo porque penso em suicídio. Mas também como não pensar se por todos os lados que olho tudo me ferra? Tudo me condena! 
       Os pastores evangélicos disseram ser algo espiritual; os padres pediram para eu me manter em tratamento psiquiátricos e psicológicos além de me manter em terapia de confissão. Cada um fala uma coisa. E minha fé fica abalada a cada novo dia. 
       Eu faço o que faço não por safadeza... eu não gosto de ser assim. Eu sei que faz mal. Eu entendo. Mas eu sinto necessidade de fazer. E tudo o que me dizem é que é crime, que é errado... que posso ser preso. 
       Por sentir necessidade de fazer carnalmente falando e sentir necessidade de parar psicologicamente e espiritualmente é que penso em me matar. São muitos conflitos internos! 
       Entender que não pode eu já entendi, mas como faço para não agir como tal sentimento de ficar, me relacionar com menores de idade? 
       Já entenderam que não há nada a meu favor? Nada! Se eu viver viverei com esse espinho na carne. Não sei o que fazer. Estar do lado das leis e me condenar agora é fácil! Queria ver se estivesse do outro lado! 
       Enfim, o quê que eu faço? Quem vai me socorrer nessa causa? Eu abusador de menores? Isso para não dizer est... PARA! Isso não! Afs, que grande confusão mental eu vivo. Alguém poderá me ajudar? Como? É por fim só perguntas e um turbilhão de sensações, entre elas a culpa! 
A história acima é ficção. 

terça-feira, 1 de julho de 2025

MARIA DAS DORES E MARIA REMÉDIOS

       Maria das Dores é uma jovem de 27 anos de idade. E tem por irmã Maria Remédios de 24 anos. 
       Maria das Dores desde a infância até os dias de hoje sofre com fortes dores de cabeça, na coluna e nos ossos. E embora tenha realizados exames como tomografia, por exemplo, nunca descobriu nada.
       Todas essas dores tem atrapalhado Maria a conseguir um trabalho. Embora esforçada, mal consegue realizar os trabalhos domésticos. 
       Maria Remédios tem feito o que pode para ajudar a irmã. A leva para tudo que é médico. E cada especialista (psiquiatra, ginecologista, ortopedista, reumatologista, etc.) receita um tipo de remédio diferente para a das Dores. 
       E Maria fica de remédio em remédio ajudando ou matando sua irmã aos poucos. Maria Remédios já aprendeu até aplicar injeção na irmã para aliviar as dores de Maria das Dores. 
       Embora perigoso o caso de cirrose medicamentosa as duas Marias seguem suas vidas desse jeito: Maria das Dores com as dores e Maria Remédios com os remédios. 

André L Dornelas 

Postagem em Destaque

DIREITOS DOS AUTISTAS E DE SEUS ACOMPANHANTES

       O autismo é muito falado hoje em dia. Cordões com girassol, quebra-cabeça, palavra autista, palavra autismo; são usados por portadore...