domingo, 31 de maio de 2026

DROGA, ME APAIXONEI

       Antes dela era só diversão: eu jogava bola, vídeo-game, praticava esportes; sabe essas coisas. 
       Então veio a pré-adolescência e tudo aquilo que eu via nos filmes da TV me veio a acontecer. 
       ABC do Amor filme do ano de 2005. Pois é, antes de eu me apaixonar já fizeram um filme sobre mim e a paixão. Assim como o Gabe foi se descobrindo apaixonado por Rosemary eu fui me descobrindo apaixonado por Hannah. 
       Dor no peito era ansiedade. Ânsia na hora de comer era ansiedade. Ansiedade que eu nunca havia sentido antes. Ansiedade em vê-la. Agora tudo o que eu pensava tinha Hannah. 
       Foi algo novo. Havia eu acabado de chegar na adolescência e me descobri apaixonado. Cabelos cacheados e cheirosos do creme que ela usava. Um amor de pessoa. Eu fiquei bobo por ela. 
       Assim como em ABC do Amor onde Gabe não consegue namorar sua amada eu também me lasquei. Com uma pequena diferença: Gabe (no filme) rouba um beijo - um selinho - de Rosemary. Eu fiz diferente. Escrevi cartas e me declarei. E Hannah disse não estar pronta para namorar. 
       Droga, me apaixonei no início da minha adolescência e já de cara aprendi que pelo menos na questão namoro: o amor é dor quando não correspondido. 
       Não importa o quão novo ou velho você seja. Uma hora você vai se apaixonar e vai chorar porque a pessoa pelo qual se apaixonou, por algum motivo não poderá ou não vai querer te namorar.
       Se o Gabriel (Gabe) realmente existisse a gente se entenderia. Todo Gabe tem sua Rosemary por aí.

quinta-feira, 28 de maio de 2026

MINHA VIDA DESREGRADA

       Meu nome é Ronaldo, tenho 16 anos de idade. E simplesmente não me deixam viver! 
       Hormônios à flor da pele. Em busca de um primeiro beijo. "Com quem será?" Quando acontecer será uma bênção ou um pecado? O pior é que pelo que vejo já estou quatro anos atrasado nisso. 
       Na minha igreja disseram que um rapaz não pode beijar na boca de outro rapaz. Nem mesmo uma moça na boca de outra moça. Mas isso me parece tão natural. Enfim, vai saber, né?
       DOIS ANOS DEPOIS...
       Revistas pornô não existem mais. Menos mal que tem a Internet. Várias mulheres peladas se masturbando. Chupando o "documento" do homem. Ah isso tudo me excita. A masturbação masculina também me atrai bastante. Eu de cá e o outro do outro lado da tela. 
       Chamei o Guilherme para vir aqui em casa para a gente assistir. Pra a gente ver o que rola. É estranho porque eu queria beijar a Valéria, mas nem ela nem a Dani me dão ideia. Então o que me sobra é o Gui. Mas nem sei se vai rolar. Será que sou gay? E ele? Será que eu sou bissexual? 
       CINCO MESES DEPOIS...
       Cara, tá osso o negócio! Não paro de me masturbar. Pelo menos duas vezes ao dia. Toda noite uma entrada num site pornográfico. Trem tá é feio pro meu lado! 
        Mais uma manhã e eu aqui. Hoje vou me encontrar com a Roberta. A gente vai num hotel (porque motel é muito feio - ela disse.). Hoje vou sentir na pele o que é tudo isso que eu estou assistindo. Mesmo que a Roberta tenha ficado com o Carlos, o João, o Pedro... todo mundo. 
       SEMANAS DEPOIS...
       Foi assim, através de muito assistir que me envolvi. A Roberta foi ótima. Foi uma delícia. Me lambuzei todo nela. Mas a desgraça também veio! Bem que o Guilherme me disse para usar camisinha. Mas o paspalhão aqui: não, não precisa. 
       Você tá pensando que ela engravidou? Se fosse isso seria bênção, mas foi desgraça! Assim como todo vício em dorga mata... Em sexo também mata. Assisti tanto, me masturbei tanto... me envolvi pouco. Beijei pouco. Mas sem segurança eu me lasquei. 
       Testei positivo para HIV. Eu já estou morto, ô padre. Por isso vim aqui me confessar e pedir ao senhor que ore por mim a Deus e me absolva. Estou arrependido e confesso meus pecados de vício em pornografia, masturbação, sexo antes do casamento, e envolvimento com homens. 
       O padre me absolveu, me pediu para rezar e viver os meus últimos dias sem pecar mais. Entendeu, irmão? Se cuida. E se possível use sempre camisinha. A menos que seja com alguém de confiança e que você queira ter filho ou filha. 
       Por fim, adeus!
       Ronaldo.  
Texto escrito por André L Dornelas e inspirado por Maria Campos Dornelas. 

segunda-feira, 25 de maio de 2026

COMO SERIA?

       "Como explicar o que quero falar: que já não aguento mais! Se passaram mil momentos e tem desafiado nosso amor." - Canção Cuéntales - Júlio Peña e Izabela de Souza. Disney Bia. 
       Poderia ser tudo diferente. Mas por timidez eu me calei. O não eu já tinha. Não quis correr atrás do porquê. Calado eu estava, calado eu fiquei. 
       O tempo passou. Por outro você se apaixonou e eu por outra me apaixonei. Seguimos nossas vidas. Cada qual com seu par. Você por seus próprios motivos até se separou. Mas eu, eu segui firme com ela. E agora vou até o fim. 
       Todavia, você nunca soube. Mas naquele tempo da minha juventude eu me interessei por você. Porém, por timidez, por medo de me declarar e não ser correspondido eu me calei. 
       Agora é isso, nunca saber como seria se a gente tivesse tentado. Como seria se eu tivesse te falado? Qual seria o sabor dos seus beijos? 
       É... nunca vou saber. A menos se daqui uns cinquenta anos ou mais eu vier a ficar viúvo e você ainda estiver por aqui. Quem sabe nessa ocasião a gente descubra como será?

sexta-feira, 15 de maio de 2026

BULIMIA E ANOREXIA

       Em 2011 e 2012 a RocordTV exibiu a versão brasileira de Rebelde. Uma adaptação da versão mexicana (2004-2006) de mesmo nome. 
       A versão brasileira trouxe temas polêmicos e importantes para os jovens como exemplo: bulimía e anorexia, através da personagem Carla Ferrer (Mel Fronckowiak) que queria sempre se manter magra e quase não comia. E o que comia vomitava de propósito. 
       Bulimia é um distúrbio alimentar em que a pessoa come exageradamente alimentos variados, sem restrição de calorias, em um curto período de tempo. Há perda de controle sobre a alimentação, além de abuso de laxantes e episódios de vômito, para evitar o ganho de peso.
       Na anorexia é diferente. A pessoa anoréxica tem uma visão distorcida da própria imagem e sente dificuldade de aceitar o próprio corpo como ele é. O indivíduo tem a impressão de que está sempre acima do peso e por isso abusa de dietas restritivas e exercícios para emagrecer.
       Ainda no universo "Rebelde", porém agora na versão mexicana. A atriz Anahí que deu vida a icônica Mía Colucci passou por essas doenças em sua vida antes mesmo de atuar em Rebelde. 
       A atriz e cantora mexicana conta que para a personagem de Primeiro amor a mil por hora os produtores pressionavam ela dizendo que as personagens deveriam ser magrinhas e não gordinhas. Isso foi em 2000 e Anahí tinha apenas 17 anos de idade. 
       E hoje, não mais com ela, mas com muitas outras pessoas acontecem o mesmo. A busca pelo padrão ideal levam muitos jovens a se alimentarem mal. A fazerem dietas rigorosas sem a ajuda do nutricionista e se darem muito mal. Padrão de beleza. 
       Por fim, temos o Padre Marcelo Rossi, que viveu anos atrás um período de depressão no qual ele engordou muito e depois emagreceu muito. Naquele tempo ele escreveu o livro Ruah. Nesse livro ele ensina que gordura de mais e magreza demais não são saúde. Ainda nesse livro ele fala do assunto de anorexia e bulimía. 
       Jovens, adultos cuidem da alimentação de vocês! Busquem saúde e não padrão de beleza.

quinta-feira, 14 de maio de 2026

MUITA BELEZA POUCO CONTEÚDO

       Não julgue o livro pela capa. Essa frase é muito usada para dizer que nem sempre a primeira impressão é a que fica. Que não se deve julgar antes de conhecer. 
       As pessoas também são assim. Não podemos julgar alguém simplesmente pela cor de pele, roupa ou calçado. É necessário conversar e estar aberto ao diálogo para falar, ouvir e entender o próximo. 
       E é no falar também no agir que conhecemos melhor o outro. Os autistas, por exemplo, não tem cara. Já o pessoal da síndrome de down tem um rosto próprio. Pois bem, aqui chegamos ao ponto que eu queria; então vamos lá! 
       Nós rapazes, na maioria das vezes, nos interessamos por uma moça devido à beleza dela. Rosto, olhos, seios, bumbum. Todavia, se for para manter um relacionamento é necessário que a moça tenha bons conteúdos para "prender" o rapaz. Conteúdos como: um bom palavreado, saber cozinhar, ter projetos - planos para o futuro, estudos e trabalhos. Do contrário, o rapaz não permanece na relação. É uma transa e nada mais. 
       E tenho visto muito isso na sociedade em que vivemos agora no século XXI (21). Algumas damas estão se enchendo de plásticas, roupas curtas para mostrar seios e pernas... e que de fato chamam nossa atenção, mas esquecem de se encher de bons conteúdos. São fracas na fé, fracas no bate-papo... Muitas começam a tomar bebidas alcoólicas aos 15 anos ou menos. E depois querem um homem que pague para elas beberem. 
       É muita beleza e pouco conteúdo. E acho até que as damas verdadeiras da atual sociedade devem encontrar a mesma dificuldade com homens. Meninos imaturos que só pensam em sexo, drogas, bebidas... Não pensam em valorizar os estudos, os trabalhos etc. 
       Nada contra academias onde se malham os corpos. São necessários sim a prática de esportes, mas há de se malhar também o intelectual. Quem encontrar um amor inteligente dd bom conteúdo valorize cada momento. Porque do contrário seguiremos encontrando por aí e por aqui muita beleza e pouco conteúdo. 

quarta-feira, 13 de maio de 2026

OS ANIMES JAPONESES INSPIRAM JOVENS BRASILEIROS

       Animes são desenhos animados japoneses. Hoje vou falar de alguns deles de como servem de inspiração para a vida de adolescentes e jovens pelo mundo, e em especial o jovem brasileiro que ama animes. 
       O primeiro é NARUTO: Naruto é um jovem ninja que é rejeitado pela grande maioria, ainda assim ele deseja e sonha em se tornar o líder, o Hokage da sua Vila. O anime fala muito sobre amizade, esforço, superação e nunca desistir dos próprios sonhos. 
       DRAGON BALL Z, o anime do Kakaroto: Goku. Ele luta contra fortes e poderosos vilões que querem destruir a terra. Dragon Ball inspira na persistência, evolução pessoal e espírito de luta. 
       ATAQUES DE TITÃS mostra a história onde num mundo ameaçado por gigantes, jovens soldados lutam pela sobrevivência da sociedade. Esse anime ensina ao público sobre coragem, liberdade e enfrentar os próprios medos. 
       Por fim, mas não menos importante o anime da Anya Forger: SPY X FAMILY. O anime conta a história de um espião que cria para si uma família falsa para resolver uma missão. Mas ele acaba criando laços fortes com a mulher e a filha de mentira. O anime mistura humor e emoção, ensinando sobre carinho e convivência. 
       Há ainda muitos outros animes. Por exemplo: Tokyo Revengers, Demon Slayer e tantos outros. Embora em praticamente todos eles haver brigas, cenas violentas são animes que inspiram o jovem brasileiro a não desistir dos sonhos, a luta, a batalhar pelo que creem ser certo.
       Por isso, eu também não desisto, e meu blog no qual eu escrevo por amor e compartilho sonho um dia ser reconhecido por meus textos. Quanto ao canal André L Dornelas no YouTube faço por diversão. E é ótimo! 


Postagem em Destaque

DIREITOS DOS AUTISTAS E DE SEUS ACOMPANHANTES

       O autismo é muito falado hoje em dia. Cordões com girassol, quebra-cabeça, palavra autista, palavra autismo; são usados por portadore...