domingo, 13 de abril de 2014

NÃO SEJA MODINHA

"Ficar na moda é legal... Virar modinha é banal."

       Atualmente tudo é modinha. Muitos rolezinhos por várias cidades do nosso país; roupas de marcas iguais ou semelhantes sendo usada por diversas pessoas em cantos distintos do país ou às vezes sendo usadas por pessoas próximas, simplesmente porque essas roupas e marcas estão na moda atual. O fato ocorre também com calçados, bonés e diversas bijuterias. 
Geralmente são os jovens, mas acontece com pessoas de outras idades também, o lance de se preocuparem com a moda. Normalmente os jovens querem ficar por dentro do assunto e usar os modelos mais atualizados. Tudo sitado no parágrafo anterior é buscado e desejado pelos jovens em modelos atuais.
       Esse desejo faz com que os jovens acabem gastando muito dinheiro. 
Outra coisa que virou modinha foi a música, ou se preferirem no plural, as músicas. Muitos jovens estão ouvindo determinadas músicas simplesmente porque elas estão na moda. Uma pessoa escuta e passa pra outra e assim vai. Talvez haja alguns que não gostem, mas para não se sentirem excluídos passam a ouvir, não por gosto, mas por moda. 
A modinha tem o poder de anular a identidade de cada um. Impedir que os jovens descubram seus próprios estilos e gostos fazendo com eles sejam não o que querem, mas o que a moda quer.
A modinha é criada por alguém e as demais pessoas simplesmente seguem, mas será que todos os seguem de fato querem seguir? Seguramente que não. Todos temos o direito de escolha, mas ainda que escolhamos não seguir a moda ela vem e nos rodeia, seja através de propagandas ou som alto no carro dos outros.
Temos o livre atrito de escolher, mas nem sempre nossas escolhas são respeitadas. A moda é "A" escolhemos "B" o "C"e as pessoas começam a nos criticar, ficam nos zoando como se nós fossemos obrigados a ser modinha. 
Na era modinha nós precisamos ter força em nossas escolhas, buscar o que de fato nos interessa, correr atrás do que gostamos e sonhamos, usar roupas e calçados (e tudo mais) que fazem o nosso estilo, ouvir as canções que nós gostamos. Eis que surge talvez uma dúvida: "acaso deixa a moda para viver o nosso estilo no século XXI não chega a ser brega?" A resposta também vem com uma pergunta: "mas também não é brega seguir a moda e deixar de descobrir e viver o que gostamos e seguir a moda simplesmente porque muitas pessoas estão seguindo?" 
Usar algo da moda porque se sente bem é aceitável, mas é ridículo viver a moda só pelo fato de muitos viverem. Não devemos e nem podemos ser o que a moda quer que sejamos, devemos ser quem desejamos ser.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

DIREITOS DOS AUTISTAS E DE SEUS ACOMPANHANTES

       O autismo é muito falado hoje em dia. Cordões com girassol, quebra-cabeça, palavra autista, palavra autismo; são usados por portadore...