terça-feira, 23 de abril de 2013

OBESIDADE


                Atualmente é crescente o número de pessoas acima do peso e com obesidade em nosso país. Dados feitos pela ‘VIGETEL’ mostram que esse aumento aconteceu no período de 2006 a 2011. De acordo com esses dados a proporção de pessoas acima do peso passou de 42,7%, em 2006, para 48,5% em 2011; enquanto o percentual de pessoas obesas subiu de 11,4% a 15,8% nesse mesmo período.
                A obesidade e o excesso de peso não são exclusividades somente masculina ou feminina, mas sim de ambos. Como afeta homens e mulheres, você talvez esteja se perguntando: o que causa a obesidade? Ela pode ser causada por excesso de ingestão, falta de atividade física, tendência, ou problemas glandulares. Vamos entender um pouco desses quatro causadores da obesidade.
                A ingestão de alimentos com altos teores de gordura tem sido considerado o grande vilão causador da obesidade. Antigamente esse número de obesidade era baixo porque as pessoas comiam sementes, raízes e frutas, o que hoje é bem diferente. Sendo assim o excesso de “porcarias” (comidas muito gordurosas, balas, pipocas vendidas nos bares) que comemos podem causar a obesidade.
                A falta de atividade física também pode causar excesso de peso e obesidade pelo fato de comermos e ficarmos parados sem fazer nada ou nos movimentar pouco. Portanto praticar atividades físicas ajuda combater o excesso de peso e a obesidade.
                Tendência (fator genético). Dados feitos com famílias e com gêmeos idênticos mostram que quando os pais têm peso normal, 10% dos filhos são obesos; quando um dos pais é obeso 50% dos filhos são obesos; e quando ambos são obesos chega a 80% dos filhos serem obesos.
                Alterações na função da glândula tireóide, supra-renais e região hipotalâmica podem causar a obesidade. Não são as causas mais comuns desse problema, mas é bom estar atento a isso também.
                Enfim, sair de casa ir a uma lanchonete e ver aquela variedade de lanches e poder escolher é sempre bom. Uma vez ou outra é divertido sair com a família e com os amigos, para lanchar, mas enquanto não sai com ninguém é preciso cuidar da alimentação em casa para que um lanche não faça mal depois. Praticar atividades físicas também é fundamental. Lavar roupas, arrumar casa não é atividade física adequada e sim uma caminhada ou a prática de esportes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

DIREITOS DOS AUTISTAS E DE SEUS ACOMPANHANTES

       O autismo é muito falado hoje em dia. Cordões com girassol, quebra-cabeça, palavra autista, palavra autismo; são usados por portadore...