quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

LA PROFECÍA

       Mateo é um jovem garoto de 27 anos que vive na Cidade do México. Hoje ele está casado e tem um filho. Sua esposa se chama Dulce e sua filha se chama Paulina. 
       Quando tinha 17 anos, Mateo participava do grupo de jovens na sua Paróquia. E certa vez fizeram lá uma dinâmica onde cada um deveria dizer como se imaginava dali a dez anos. 
       Ele respondeu: "sinceramente, eu acredito que só vou arrumar mulher depois que eu for preso. Isso porque mulher gosta de bandido. E eu tenho certeza que sendo preso, ao sair arrumo uma mulher rapidinho. E aí eu caso com ela. E arrumo um filho ou filha.". 
       Todos se surpreenderam, porém a brincadeira seguiu. 
       Aos 19 anos ele já não estava mais no grupo. Vivia uma vida mais fora que dentro da igreja. Mas nunca esqueceu o que sempre falava e pensava. Aquilo que ele revelou aos amigos naquela dinâmica do grupo. 
       Mateo estava seguro daquilo, mas não sabia como ir preso de forma a não se manchar muito. Ele Já fazia a alguns anos tratamentos psicológicos e psiquiátricos. Isso daria uma boa margem para ele sair rápido da prisão. 
       Chamou um rapazinho e combinou com ele uma jogada de mestre. Pediu a ele que o acusasse de algo ruim. O menino então o acusou de estupro. Claro, não aconteceu nada, foi apenas um combinado entre eles. 
       E por esse crime perfeito Mateo foi preso. Seus pais arrumaram diversos laudos, uma advogada e entraram com processo de soltura dele.
       Dez meses lá e veio a liberdade. Mais três meses de liberdade e em março do ano seguinte ele então conhece uma moça. Moça essa - Dulce - que aceitou Mateo com todos os seus defeitos e dois anos depois se casaram. 
       Mateo se propôs tanto a viver numa ideia fixa e dizendo que só arrumaria uma mulher após a prisão que aquilo se tornou na vida dele la profecía. Não se pode brincar com as palavras, pois elas têm poder e acreditando ou não: as negativas sempre fazem mais efeitos que as positivas. Penso que Mateo já sabia disso. 

Foto da Cidade do México. 
O texto acima é fictício. 

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

O PREÇO DO PECADO

       Não é que eu seja melhor nem pior que ninguém, mas fui obrigado a ser diferente. E isso por eu mesmo. 
       Meus pais lá no início me forçavam a frequentar a Catequese e também as Missas. Como aquilo era chato! Também, eu não compreendia a importância de ter Deus na vida. 
       Ainda assim, sou humano e vivi na carne os desejos mais ardentes. Me envolvi com pessoas que não eram exatamente o tipo de gente que eu devia me envolver. 
       Embora não gostasse no início depois panhei gosto pelas coisas do Senhor. Ganhei minha primeira Bíblia Católica ao final da catequese de Primeira Comunhão. E comecei a acompanhar programas religiosos. 
       Foi aí que vi que os meus gostos e prazeres iam na contramão dos planos de Deus. Mesmo assim eu vivia dois mundos: o certo e o errado. E cada vez que eu errava minha consciência me cobrava. 
       Já não dava para esconder de meus pais tudo o que eu sentia. Apoio? Não veio! Padres, colegas... todos me aconselharam a largar tais prazeres. E eu pedia a Papai do Céu que um dia me libertasse disso. Em cada copo de água benta, em cada hóstia comungando eu pedia. Cura, libertação e uma menina, um amor para mim.
       Não foi fácil. Fui jogado para uma jaula... mas vocês não vão compreender e eu não quero explicar. Errei, errei mais um pouquinho. Mas era minha libertação! Quando me dei conta eu estava fora da jaula e dentro do amor que eu pedi. 
       Ainda tenho sequelas dos pecados. Ainda tenho desejos pelos prazeres. É humano, é carnal... eu já entendi. Mas a consciência me ensinou que tudo posso, mas nem tudo me convém. E mais: tudo posso Naquele que me fortalece. 
       Hoje outras pessoas me olham e querem me julgar por este amor que escolhi, ou melhor, este amor que me escolheu! Ela me ama e eu estou bem com ela; né paixão?! E se alguém tem algo a reclamar: eu deveria ter continuado com a vida de antes? Se sim talvez hoje não restasse nem ossos meus mais. 
       O preço do pecado agora é de vocês porque eu mesmo sem ter tanta certeza abandonei o meu eu antigo para viver o certo de Deus. E como eu falei antes: há sequelas na alma, há sequelas dos prazeres, mas isso é humano e eu... eu sou humano. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

RESENHA: VERDADES EM JOGO

       Quando eu estava lendo o livro 'Verdades em Jogo' do jovem escritor brasileiro Felipe França me recordei do louvor de  Walmir Alencar: Onde está o teu irmão? Louvor que foi regravado pelo Padre Fábio de Melo e assim conheci. 
       "Como receberá o sol no outro dia? A luz te lembrará o semblante dele. Em cada manhã verás sua imagem. Até que consoles o meu coração. Onde está o teu irmão?" É o trecho do louvor que me lembrou o livro. 
       Falando da história é cativante. A história gira em torno da morte de Bernardo um jovem jogador de futebol. Seu corpo é encontrado dentro de uma banheira no seu quarto. Que estava trancado por dentro. Havia cortes profundos em seus pulsos. Tudo indicando um suicídio. 
       Porém, Pedro que é seu melhor amigo jura que não é suicídio e que a polícia deveria investigar melhor o caso. E a polícia, de fato, pesquisa muito o caso, todavia eles acreditam em suicídio. O laudo do perito também diz suicídio. 
       O time de futebol segue jogando suas partidas e conquista do vitórias e vitórias mesmo após a morte de Bernardo. 
       O capítulo 15 do livro (que contém 20 capítulos) é excitante literalmente. Golias, o irmão de mesma idade de Bernardo, e namorado de Pedro narra uma situação EXCITANTE vivido com Pedro. 
       Importante ressaltar que a história é narrada por Pedro e Golias intercalando capítulos. E ainda que o nome verdadeiro de Golias é Gustavo. 
       E a história vai girando em torno da morte de Bernardo. Pedro e Golias passam a investigar além da polícia. 
       Nos dois últimos capítulos a história se define e é descoberto o porquê e como Bernardo realmente morreu. Quer saber como foi? Chama o próprio autor do livro clicando no link a seguir e veja com ele a disponibilidade do livro nas redes sociais do autor: Felipe França - Verdades em Jogo
       Golias revela para Manoel e deixa uma carta escrita. Carta que Pedro lê e aí é só lendo a história para saber.

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

MEUS 18 ANOS!

       Chegar a maior idade é o sonho de muita gente. Tirar a carteira de habilitação, comprar um carro ou uma moto. Se formar no ensino médio e depois na faculdade, primeiro emprego... se tornar independente e por aí vai.
       Como a tão sonhada festa de 15 anos para as meninas é assim também a dos 18 anos para a maioria dos rapazes. Banquete, churrasco, bolo, salgadinhos... Cada um conforme suas condições. 
        Todavia, ser maior de idade requer certas responsabilidades que muitas vezes o jovem ainda não está pronto. A idade chega antes mesmo do amadurecimento e aí nasce o conflito entre a idade real e a idade mental. E por qual dessas as pessoas nos julgam? A real!
       Esqueci de dizer ainda que alguns jovens escolhem comemorar seus 18 anos com uma Missa em ação de graças ou um culto no mesmo propósito. E eu recomendo isso a aqueles que podem fazer assim. 
       Por fim, quando eu completei meus 18 anos eu não estava preparado para assumir as responsabilidades da maior idade. Angustiado combinei com meus pais de não fazer absolutamente nada no dia do meu aniversário, uma vez que não via motivo para comemorar. E assim foi: não comemorei meus 18 anos.
       Cada um faz a sua história e é livre para escolher. Porém, a cada escolha uma consequência e é necessário se preparar para arcar com ela. 
       No blog Redações André L Dornelas deixe seu comentário do que você pensa dos seus 18 anos. Já chegou nele? Já passou por ele? Ainda vai completar? Diga o que pensa sobre a maior idade. 

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

ALÉM DO QUE OS OLHOS PODEM VER

       "É que a televisão me deixou burro muito burro demais. E agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais." A citação é da música Televisão da banda Titãs. 
       A mídia já atrapalhou muito a vida das meninas quando colocava que para ser modelo era necessário ser alta e magra. Nos dias de hoje vemos outra realidade na TV e na vida fora das telas. Hoje temos modelos Plus Size, por exemplo.
       Ainda assim, muitas meninas e por que não meninos se veem fora do padrão de beleza "aceitável" pela sociedade. 
       Embora algumas pessoas se veem feias por acreditar naquilo que creem ser verdade podem estar chamando a atenção de outras por aquilo que elas nem imaginam. A beleza estética pode ficar em segundo, terceiro plano ou nem fazer falta quando o intelectual é lindo. Quando se dedica aos estudos e outras coisas que elevam o Q.I. 
       Não tenho bumbum bonito, não tenho peitos bonitos, cabelos... São pensamentos insignificantes quando quem está te olhando sabe, de fato, o que é importante para a beleza. A sua beleza pode estar além do que se imagina. Quando se pensa não chamar a atenção tem sempre alguém de olho em você. 
       Não se veja com os olhos do encardido, se veja com os olhos de Deus! Você é linda (lindo) basta saber se valorizar. Dê valor ao seu caráter, aos seus estudos. Use roupas que valorizam o seu corpo. Não precisa gastar muito, apenas investir em si. 

Escrito por André L Dornelas, inspirado na ideia de minha esposa Maria Campos. 

terça-feira, 14 de outubro de 2025

À DEUS: PAIS E MÃES

       Ao meu ver quando um ser humano se torna pai ou mãe deveria viver (quase) eternamente. Isso porque algum dia teriam de falecer para usufruir da vida ao lado de Deus. Ou pagar por seus erros na perdição eterna. 
       Pais e mães deveriam ter vida longa e com saúde em todas as áreas. Falecer somente depois que o último filho ou filha do casal já estivesse falecido. 
       Claro que não é assim. Cada pessoa tem seu próprio tempo aqui na Terra. Alguns vão antes outros depois. Já ouvi mãe dizer que a maior dor de uma mãe e um pai é enterrar um filho. Pois bem, eu não duvido. Mas enterrar pai e mãe também é muito doloroso. Seja ele adotivo ou biológico. 
       Deus, já que os pais e mães não são (quase) eternos ao menos os deixem viver com saúde nessa vida o máximo de tempo que puder. E dê a cada um deles amor para que possam amar seus filhos de maneira iguais, sem preconceito com um ou outro. 
Aos pais e mães. Em especial aos meus: José e Carmem.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

NOSSO ENSAIO FOTOGRÁFICO

A DAMA QUE MUDOU A MINHA VIDA

       Eu nunca esqueci ela. Essa menina tem um local marcado no meu coração. O rompimento do nosso namoro foi uma decisão unicamente dela. 
       Se eu não significo nada ou se sou apenas mais um que passou por ela isso é algo que só cabe a ela pensar e dizer a ela mesma. Assim como digo a você que ela foi a melhor da minha história...  
       Eu nunca a esqueci. Nem vou e nem quero. Apenas segui a minha história. E na minha história chegou alguém que não quis mais romper. Aliás, rompeu com todas as desgraças do meu passado. Me aceitou com todos os meus fracassos. E me apoiou com meus sonhos.
       Esse alguém sabe e sabe bem que ela vai sempre estar no meu coração embora tenha causado grande dor ao partir e me dizer: "se me ama mesmo me deixa ir." E se esse era o preço do meu amor (naquela época) ele foi provado. Deixei ela ir para não mais voltar. 
       A dama que está comigo hoje é peça rara, embora muito brava como muitas. Mas é sentimental, romântica. É bruta, não espera pelos outros... Ela age. Ela apoia o marido (no caso eu). A dama que me acompanha é amiga, é parceira pra toda hora. Pediu apenas para eu não mentir e não trair. 
       Por isso desabafei a ela que meu coração tem outra junto dele. Porém, é só num cantinho como alguém que  marcou. Hoje meu coração está curado de muitos males: isso graças a dama que chegou e não mais saiu: você! 
       Casamos e não mais vamos nos separar! Apesar de grande parte do público estar contra. Mas, e daí? Casamos! E é como dizem: O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARA. 
Carta para minha esposa: Maria da Conceição. 

Postagem em Destaque

DIREITOS DOS AUTISTAS E DE SEUS ACOMPANHANTES

       O autismo é muito falado hoje em dia. Cordões com girassol, quebra-cabeça, palavra autista, palavra autismo; são usados por portadore...